top of page
Logo_Fecit-removebg-preview.png

Histórico

No segundo semestre de 2013 a professora da rede municipal, Monique Wermuth Figueras, apresentou o Projeto “Educação Cientifica no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Palmas” à Secretaria Municipal de Educação e o mesmo foi aprovado, tornando-se em 2014 a PORTARIA/GAB/SEMED/N° 0361 e sendo instituída em março do mesmo ano, por meio do Diário Oficial de nº 978 como “Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Palmas”. 

Em 2017  o projeto da FECIT tornou-se LEI de Nº 2.329, DE 13 DE JULHO DE 2017, e acrescentou /incorporou o nome “Empreendedorismo” à sigla FECIT: Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas. A partir de então, fica instituída a Feira de Empreendedorismo Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), sob a gestão da Secretaria Municipal da Educação (Semed), no âmbito do Sistema Municipal de Ensino, com o objetivo de despertar o interesse nos docentes e discentes pela pesquisa científica e tecnológica como processo educativo. Sendo regida pelo que versa o Art. 2º que regulamenta a periodicidade da Fecit que será realizada uma vez por ano, preferencialmente, no mês em que ocorrer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e no Art. 3º que autoriza, nos limites da lei a Secretaria Municipal da Educação a buscar parceiros na iniciativa pública e privada a fim de obter recursos financeiros e materiais para a realização da Fecit. Art. 4º Incumbe à Secretaria Municipal da Educação editar normas relativas à participação na Fecit.  No Art. 5º o Poder Executivo Municipal fica autorizado a efetivar as previsões orçamentárias anuais necessárias à implementação do previsto nesta Lei. 

O primeiro Comitê Científico da FECIT Palmas, foi formado tendo como parceiros: IFTO, UFT, CEULP/ULBRA, ITOP e Faculdade Católica.  Atualmente, o comitê é composto por mais de 35 parceiros da rede pública e privada. 

A partir de 2014 a FECIT foi coordenada pela professora Monique Wermuth Figueras até o período de sua aposentadoria em 2019. A mesma deixou um legado à educação de Palmas. 

As referências para a FECIT, é Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, FEBRACE, por se tratar de um evento de renome nacional e internacional, que ocorre em âmbito nacional e que visa estimular o jovem cientista, assumindo um importante papel social, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. A FEBRACE desenvolve, o ano todo, ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país e tem descoberto novos talentos e gerado diversas oportunidades. 

As feiras com etapa escolar ocorrem nas UEs da Rede Municipal e ou Instituições que possuem o Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, graduação e pós graduação, sendo classificados, através de avaliações de comissões internas, os projetos para a FECIT. 

Os projetos vencedores, são premiados conforme edital. 

bottom of page